Newsletter – 23/01/2025

🌐 Um olhar ecológico mundial com um foco especial no Brasil e na França

Uma newsletter gratuita às quintas e aos domingos

Olá, hoje é 23 de janeiro de 2025. ✨ A semana está recheada de ações positivas. 🤗 Para começar, tivemos o Dia do Abraço (21/01), um conceito inventado por um pastor americano que percebeu que todos ficavam meio deprimidos, depois das festas de fim de ano. Aí, ele pensou que todos nos sentiríamos melhor se nos abraçássemos com mais frequência. Então, aquele abraço!

📚 E amanhã, 24/01, é o Dia Mundial da Educação. A educação é um direito humano, uma responsabilidade pública e um bem público. O tema deste ano é: “A Inteligência Artificial e a Educação: Preservar a Autonomia num Mundo Automatizado”.


E o que mais?
#Muito gelo #Muito frio #Arrepios #Fora cruzeiros #COP30 


🌐 Os fatos do mundo

🧊 Para não entrar numa fria – A ONU e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançaram, nesta terça (21/01), o Ano Internacional da Preservação das Geleiras. O objetivo é proteger esses “reservatórios” gigantes que fornecem água doce a mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.✍ Anote aí:Mais de 275 mil geleiras cobrem cerca de 700 mil km²As geleiras e as calotas de gelo armazenam cerca de 70% da água doce mundialUma geleira mede mais de 1km²   

“Chegar ao coração das geleiras é como ser transportada para outro planeta. Antes mesmo de vê-la, já é possível sentir a sua presença devido à mudança de temperatura. Os ventos ao redor mudam e ganham força.  E então, ela surge, com sua superfície gigantesca e branca. E se destaca da paisagem, só ela existe. E ela brilha. Nos aproximamos e ouvimos a água fluir. E, às vezes, quando ela se mexe, ouve-se um estalo tão forte que parece um trovão” Depoimento da glaciologista

🥶 Frio polar atinge parte dos Estados Unidos – Até em Estados onde é raro haver essa queda de temperatura, como o Alabama ou o Texas, os termômetros marcaram até -10°C.😵 Por falar em frio… E o Trump, hein? – De arrepiar!  Com muitas canetadas, o recém-empossado presidente americano ceifou uma série de compromissos ecológicos:

🖊 Tirou os EUA do Acordo de Paris (tratado internacional para limitar o aumento da temperatura do planeta)

🖊 Declarou “emergência energética nacional”, que dá ao presidente poderes executivos adicionais, tais como autoridade para suspender regulamentações ambientais ou impor restrições às exportações de petróleo bruto.🖊 Declarou o fim do “mandato dos veículos elétricos”. Tradução: fim das políticas de incentivo à transição para veículos elétricos.

🖊 Suspendeu novas licenças para energia eólica onshore e offshore nos EUA

🔮 A empresa de consultoria independente, Rystad Energy, vê um futuro sombrio para os projetos em estágio inicial nos setores de energia eólica offshore e em praticamente tudo que diz respeito aos veículos elétricos. Porém, algumas determinações exigirão a aprovação do Congresso. O sentimento é moderadamente positivo com relação aos biocombustíveis, incluídos na lista dos recursos energéticos que serão favorecidos. Com relação à energia solar, hidrogênio ou CCS (captura e sequestro de carbono), a Rystad acredita que não haverá impacto imediato.

🥐 Os fatos da França

🔍🐋 Elementar, meu caro Watson – O militante ecologista Paul Watson vai continuar a lutar pelos oceanos e pelas baleias. O fundador da Sea Shepherd está em Marselha, no sul da França, desde que foi libertado, em dezembro passado. Watson ficou preso 5 meses na Groenlândia, acusado de tentar interromper as atividades de um baleeiro japonês. Agora, as prioridades de Watson são: impedir o Japão de retomar as atividades no santuário de baleias do Oceano Austral, a Islândia de matar as baleias, durante o verão, e impedir o massacre ilegal de golfinhos nas Ilhas Faroé (Dinamarca).

🚫🚢 Levantar âncora – O prefeito de Nice, no sul da França, anunciou que vai proibir que navios cruzeiros com mais 190m acostem nos portos da metrópole. “São cruzeiros que poluem, trazem uma clientela low-cost, que não consome nada, mas deixa um rastro de resíduos”, justificou o prefeito Christian Estrosi.

🌄 Os fatos do Brasil

🌍🌱COP-30 – O presidente Lula designou o embaixador André Aranha Corrêa do Lago para ser o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), prevista para novembro, em Belém (PA). Corrêa do Lago é o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e foi o negociador-chefe do Brasil em fóruns internacionais sobre o tema. A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ana Toni, será a diretora executiva da COP30.🤵A esperança é a última que morre –O governador do Pará, Hélder Barbalho, saudou a posse de Donald Trump, nas redes sociais, acrescentando que o aguarda na COP30.

E acompanhe as nossas edições de domingo para conhecer as 10 espécies sensíveis ao aquecimento global. Já falamos da raposa-do-ártico e do coala, ambos na lista.😿

Gostou? Então, assine gratuitamente a nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *