Imagens impressionantes de uma praia coberta com bolinhas de plástico, no litoral do Sri Lanka. Esta é considerada uma das piores poluições marítimas do país. A origem da catástrofe foi um navio, que está em chamas há 11 dias, na costa cingalesa. Resultado: dezenas de toneladas de produtos químicos e de granulados plásticos despejados no Oceano Índico. Cientistas alertam que peixes estão morrendo porque não conseguem digerir as bolinhas de plástico.
DESASTRE MUNDIAL
A poluição por esses plásticos não se restringe à costa do Sri Lanka. Nos Estados Unidos, na Espanha (a poucos quilômetros de Barcelona), na França e em outras localidades, várias praias são invadidas pelas tais bolinhas de plástico originárias de navios de carga, de sacos abertos em portos ou até mesmo de instalações industriais.
Os malefícios se estendem à saúde humana, uma vez que os plásticos acabam se degradando em micro e nanopartículas de plástico e entram na cadeia alimentar, afirma Diane Beaumenay-Joannet, especialista em resíduos aquáticos da Associação Surfrider.
- 250 mil toneladas de granulados plásticos vazam, anualmente, nos oceanos.
👉Veja na reportagem completa de FranceInfo
Imagem de capa ilustrativa por gentlemanrook, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons