Festival de Cannes em edição ecorresponsável

Foto de capa ilustrativa do Festival de Cannes por Julieta Álvarez Leal no Flickr

Por Pascale Pfann

Tempos modernos. Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo mostra que está antenado com a nova realidade que exige austeridade no consumo e no uso dos recursos naturais e exibe uma versão ecológica: este ano, o Festival de Cannes está com muitas novidades ecorresponsáveis.

O famoso tapete vermelho, por onde sobem as celebridades, agora é trocado apenas uma vez ao dia. Foto de Insolera no Flickr

A mudança já começa do lado de fora, com a marca registrada do festival: o famoso tapete vermelho, que reveste os degraus por onde sobem celebridades do mundo inteiro. “Agora, em vez de ser trocado a cada sessão de gala, para uma equipe subir os degraus, isso só acontecerá uma vez por dia”, diz à rádio France Info o secretário geral do Festival, François Desrousseaux. Após retirado, ele será totalmente reciclado e enviado à associação “La Réserve des arts”. Quase 1 tonelada de tecido poupada.

Outras medidas importantes: a garrafinha de plástico com água foi abolida. Em vez dela, cada pessoa terá de se servir nos bebedouros colocados à disposição no interior do Palácio dos Festivais. As 22 mil garrafinhas foram substituídas por 18 bebedouros. O número de lixeiras de reciclagem triplicou e os programas publicados em papel foram substituídos por uma versão digital. Antes, eram 5 ou 6kg de papel. Agora, nada. E 60% da frota de carros oficiais é composta de modelos elétricos ou híbridos (elétricos-gasolina). Além disso, cada participante dá a sua “contribuição ambiental”, no valor de 20 euros. O montante total arrecadado será destinado ao lançamento de programas de compensação de carbono e de reflorestamento.

Ainda assim, ambientalistas dizem que essas medidas são tímidas diante da enorme pegada de carbono emitida por todos os aviões que vão e voltam exclusivamente para o festival. Em uma carta aberta, a Associação de Defesa contra os Ruídos Sonoros, ADNA, lembrou que o famoso Trem Azul, que faz o percurso noturno Paris-Nice, acaba de ser inaugurado pelo primeiro-ministro francês que frisou a dimensão ecológica desse trajeto como alternativa ao avião.

Outras informações no vídeo a seguir (em francês):

Fonte: France Info

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *