França recusa utilização de óleo de fritura usado como combustível

Desapontamento entre os deputados ecologistas franceses que apresentaram uma emenda para autorizar a utilização do óleo de cozinha usado como combustível: o Conselho Constitucional rejeitou o artigo incluído no projeto de lei sobre poder de compra, pois considerou que a emenda não tinha relação com o texto votado.

Julien Bayou, membro do partido Europe Ecologie-Les Verts (EELV), que apresentou a emenda, prometeu retomar o tema “durante o projeto de Lei das Finanças, em 2023”, segundo informações da Agence France-Presse.

Este tipo de utilização é proibido na França, pois o óleo vegetal usado não é um combustível homologado. Em outros países europeus, como a Alemanha, ele é autorizado.

Por que usar reutilizar o óleo de fritura

A reciclagem de óleo usado pode ter várias vantagens. Geralmente, a maioria das pessoas despeja seu óleo residual no vaso sanitário. Isso obstrui a tubulação, polui as estações de tratamento de água e aumenta o custo financeiro. Se contarmos também os 170 milhões de litros de óleo consumidos anualmente na França pelos restaurantes, a reutilização pode significar também uma boa alternativa ao consumo intensivo de combustíveis fósseis.

A associação “Roule ma frite” (Roda minha frita, em tradução livre) é a mais conhecida no país e desenvolve biocombustíveis a partir de óleos vegetais usados. Após coletar o óleo de fritura usado nos restaurantes, eles o levam para as estações onde é decantado, filtrado e depois misturado com o diesel da velha geração. Em entrevista à emissora de televisão BFM.TV (link em francês), Grégory Gendre, fundador e coordenador da “Roule ma frite”, diz que um de seus veículos funciona “100% com óleo. E está tudo bem, obrigado. Sem desgaste”, garante.

Veja como é a realidade da reutilização do óleo de fritura usado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *