Há mais de um século, o Concours Lépine International de Paris recompensa as invenções mais inovadoras. São inventores individuais, profissionais, industriais, estudantes, startuppers ou engenheiros que apresentam suas novidades. São as “invenções que facilitam a vida”.
Na última edição da Feira de Outono de Paris, em 2022, o Concours Lépine veio em uma edição inédita.
Os próprios inventores, já premiados em versões anteriores, exibiram e explicaram suas inovações, no stand. O público foi conferir e, muitas vezes, sai levando um exemplar ou com uma encomenda a ser entregue.
O Fact Mundi conferiu algumas dessas invenções:
O Williwaw, o ventilador inteligente e conectado
Williwaw : é o nome do vento que sopra no Alasca e na Patagônia.
Um ventilador silencioso que pode ser usado no verão e no Inverno.
É inteligente, pois tem dois sensores de temperatura. “É um pequeno objeto que se coloca na mesa de cabeceira”, explica o designer Stéphane Thirouin, inventor do Williwaw. “Basta conectá-lo ao aplicativo e indicar: ‘Acima de 24 graus, liga o ventilador. Abaixo, desliga’. E o ventilador desliga sozinho.”
Stéphane diz que o ventilador também é muito útil no inverno: “Quando você aquece a casa, o calor sobe para o teto. O ventilador, então, vai empurrar o ar quente do teto e trazê-lo novamente para baixo. Se a diferença de temperatura entre o teto e o chão for superior ao desejado, que é 1 grau, o ventilador vai misturar o ar frio com o quente e o sistema de aquecimento será ligado com menos frequência.”
Segundo o inventor, a invenção pode representar uma economia de 37%. Em 3 anos, o preço do ventilador seria amortizado.
A invenção rendeu ao inventor duas medalhas de ouro no Concours Lépine de Paris.
Garantido por 10 anos, pode ser consertado e desmontado.
Valor total : 949 euros.