Em viagem ao sul da França, o presidente Emmanuel Macron declarou que ovos e panelas são feitos para cozinhar. No mesmo dia, a Agência de saúde da região metropolitana de Paris, a ARS Île-de-France aconselhou os proprietários urbanos de galinheiros a não consumir os ovos originários de sua produção.
Da Redação do Fact Mundi
Já atingido por um ovo no rosto durante um protesto e, mais recentemente, por panelaços contra a aprovação da reforma da aposentadoria, o Presidente Macron reagiu ironicamente, na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, durante a visita à cidade de Ganges, no sul da França : “Os ovos e as panelas são para cozinhar”.
Ao mesmo tempo, a ARS Île-de-France (agência sanitária da região parisiense) emitiu uma recomendação para evitar o consumo de ovos provenientes de galinheiros domésticos urbanos. O comunicado de imprensa da Agence régionale de Santé Île-de-France alertou sobre a concentração de dioxinas em ovos não comercializados de galinheiros domésticos próximos ao incinerador de resíduos domésticos de Ivry, ao sudeste do cinturão parisiense.
Contaminação por poluentes
Os resultados iniciais mostram que todas as amostras de solo e de ovos foram contaminadas pelas três famílias de POPs (poluentes orgânicos persistentes) : dioxinas, furanos e PCBs. Isto significa que estas três famílias de poluentes orgânicos persistentes estão potencialmente presentes em todo o ambiente urbano, e não especificamente nas proximidades dos incineradores.
A Agência recomenda, enquanto aguarda a análise final, como medida de precaução, que os ovos e produtos animais provenientes da produção doméstica não controlada não sejam consumidos em toda a região de Île-de-France.
Guia sanitário para galinheiros domésticos
Para os criadores de frangos urbanos, a Agência Nacional de Saúde francesa publicou um Guia de Saúde que fornece informações para garantir a segurança sanitária. O guia inclui conselhos práticos sobre manejo de saúde animal e medidas de prevenção de doenças.
Fontes: ARS Île-de-France et Santé.gouv.fr