UE promete investir no hidrogênio verde do Brasil

Pela Redação do Fact Mundi

Brasil – Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, se encontrou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Um dos principais tópicos discutidos pelos dois foi a união de forças na luta contra as mudanças climáticas. Como parte da luta contra o aquecimento global e a floresta amazônica, “que é o pulmão verde do nosso planeta”, a Presidente da Comissão Europeia anunciou uma contribuição de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. “Discutimos o seu projeto para deter o desmatamento até 2030. Essa é uma excelente notícia para o mundo. E a Europa também é sua parceira nesse campo”, disse Ursula von der Leyen a Lula. Um projeto de 430 milhões de euros para combater o desmatamento e promover o uso sustentável da terra na Amazônia também foi “criado”.

Hidrogênio verde

Ursula von der Leyen também anunciou um grande pacote para o setor de hidrogênio no Brasil, que é uma “superpotência” no campo das energias renováveis. 87% da matriz energética do país provêm de fontes renováveis, e o percentual para a produção total de energia é de 50%.

A Europa investirá 2 bilhões de euros “para apoiar a produção de hidrogênio verde no Brasil e promover a eficiência energética em sua indústria”, disse Ursula von der Leyen.

Outros tópicos discutidos durante a reunião incluíram a transição digital, comércio e investimento, principalmente o acordo UE-Mercosul, e “a guerra da Rússia contra a Ucrânia”, nas palavras da presidente da Comissão Europeia.

Outras informações aqui.

Foto de capa: Comissão Europeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *