Skip to content

Soluções baseadas na natureza para proteção costeira: o papel das ervas marinhas na atenuação das ondas

A grande presença de infraestrutura humana, ambientes naturais protegidos, patrimônio cultural e atividades econômicas focais torna a zona costeira uma das áreas mais vulneráveis aos riscos relacionados à mudança climática. Os surtos de tempestade são a principal causa de inundação e erosão costeira devido aos efeitos combinados de ondas e correntes que induzem a mudanças no nível do mar e ressuspendem e transportam sedimentos. Além das soluções clássicas “cinzentas”, baseadas em estruturas de engenharia, como quebra-mares e canaletas, as soluções baseadas na natureza tornaram-se cada vez mais populares na última década. Essas são soluções inspiradas na própria natureza, que são ao mesmo tempo eficazes e ambientalmente sustentáveis. É sabido que as pradarias de ervas marinhas fornecem vários serviços ecossistêmicos e, entre eles, a proteção costeira é um dos mais relevantes. O objetivo deste trabalho é investigar, por meio de um gêmeo digital oceânico (DTO), os efeitos dos prados de ervas marinhas no campo de ondas.

 

O módulo de vegetação é implementado no DTO considerando a flexibilidade das plantas sob o efeito do movimento da água. Essa nova formulação foi verificada usando um caso de teste idealizado e, em seguida, aplicada a três áreas de foco ao longo da costa italiana com diferentes morfologias e espécies de ervas marinhas (Zostera marina, Posidonia oceanica): Costa da Emilia-Romagna (norte do Mar Adriático), lagoa de Veneza (norte do Mar Adriático) e costa de Civitavecchia (Mar Tirreno).

Apesar do fato de as aplicações abordarem objetivos diferentes, as três áreas de foco mostraram que as ervas marinhas podem reduzir efetivamente a velocidade da corrente de fundo em até 50% e a altura das ondas em até 20%. Esses resultados são promissores e sugerem que as ervas marinhas podem desempenhar um papel importante na atenuação do impacto das ondas nas zonas costeiras.

 

 

The event is finished.

Data

nov 20 2023
Expired!

Tempo

horário de Brasília
12:00 pm

Mais Informações

Leia Mais
Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *