Nuvem de areia do Saara encobre a França

Entre 5 e 7 de abril, praticamente todo o país ganhará tons alaranjados no céu por causa do deslocamento de uma nuvem de areia vinda da África do Norte.

Já é a segunda vez, este ano, que este fenômeno ocorre na França metropolitana. O primeiro foi em março passado e atingiu apenas o sudeste do país. Neste sábado, 06 de abril, um “ambiente saariano” foi registrado na costa atlântica.

“Esse fenômeno é consequência do vento que levanta a areia, que depois cai. Durante esse movimento, os grãos de areia vão se fracionar em pequenas poeiras. E essas ‘poeirinhas’ acabam subindo na atmosfera e sendo transportadas pelo ar em direção à Europa”, diz o meteorologista Vincent Guidard.

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O FENÔMENO

A ocorrência da nuvem de areia vinda do Saara sobre a França é algo normal, segundo os especialistas. Patrick Marlière, meteorologista, explica que não é um fenômeno excepcional, mas que está amplificado pelo aquecimento global. Ou seja, as condições meteorológicas atuais são mais propíciais na França, especialmente por causa das correntes de ar sobre o Oceano Atlântico. Mas sejam quais forem os fatos meteorológicos atuais, na Europa ou no mundo todo, causados pelo aquecimento global, todos esses fenômenos são amplificados. Como as inundações recentes na França ou as temperaturas extremas”, constata Patrick Marlière à rádio francesa Sud Radio.

Foto de capa ilustrativa/Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *