Pontos-chave da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Qual será a meta de redução da emissão de gases de efeito estufa do governo americano? Joe Biden já anunciou que pretende cortá-los, mas não deu números. 

Como será a relação entre os Estados Unidos e a China? Joe Biden mantém-se firme na postura mais para agressiva face à primeira potência asiática, mas na área ambiental, o clima entre os dois gigantes é amigável. No dia 17 de março passado, China e EUA divulgaram um comunicado afirmando “que se comprometem a cooperar bilateralmente e com outros países para enfrentar a crise do clima”. O documento foi resultado de uma reunião entre o enviado especial climático norte-americano, John Kerry, e seu contraparte chinês, Xie Zhenhua, em Xangai, China.

Como o Brasil se apresentará? Entre os temas de preocupação global estão o deslocamento de centenas de povos indígenas e o desmatamento da Amazônia. A postura do presidente Jair Bolsonaro é aguardada com expectativa, pois ele vem acusando líderes mundiais de infringir a soberania brasileira. Vale lembrar que governadores, líderes indígenas e ambientalistas enviaram cartas ao presidente Joe Biden pedindo para não fazer acordo com Bolsonaro.

Muito dinheiro na mesa… voltados essencialmente para energias limpas. Biden pediu US$ 1,2 bilhão para destinar ao Fundo Verde para o Clima, da ONU. O Reino Unido já anunciou que quer acabar com o apoio a projetos com combustíveis fósseis, no exterior, no que foi seguido por outros sete países europeus. Esse tema é essencial para os países em desenvolvimento.

A questão da propriedade intelectual. Em foco, não só a questão das patentes das vacinas contra a Covid-19, mas também tecnologias verdes na área de energia e outras de grande importância para o futuro do planeta.

Fonte: The Huffpost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *