UE: 110 milhões de euros para hidrogênio baixo carbono

O grupo Air Liquide, líder mundial em gás, receberá 110 milhões de euros do Fundo Europeu de Inovação para seu projeto ENHANCE, para produzir e distribuir hidrogênio renovável e de baixo carbono derivado da amônia.

O ENHANCE é o primeiro projeto europeu em escala industrial para a produção e distribuição de hidrogênio renovável e de baixo carbono usando amônia como matéria-prima. A Air Liquide pretende construir, possuir e operar uma fábrica de craqueamento da amônia renovável em larga escala e de um liquefator de hidrogênio.

Como parte dessa iniciativa, a Air Liquide pretende converter uma de suas unidades de produção de hidrogênio, localizada no porto de Antuérpia-Bruges, usando amônia renovável como fonte de energia em vez de gás natural, e construir um liquefator de hidrogênio. Essa nova instalação apoiaria o desenvolvimento de uma cadeia de suprimento de hidrogênio renovável e de baixo carbono na Europa e contribuiria para a descarbonização de uma ampla gama de setores que mais emitem CO2, como refinarias, indústria química e transporte rodoviário, marítimo e aéreo pesado.

A substituição da amônia pelo gás natural para produzir hidrogênio gasoso e líquido permitiria que o projeto reduzisse as emissões de CO2 em mais de 300.000 toneladas por ano.

A amônia é uma molécula composta de hidrogênio e nitrogênio e pode ser produzida com uma baixa pegada de carbono em áreas geográficas com abundantes fontes de energia renovável, como sol, água e vento, ou outras fontes de energia de baixo carbono.

Fonte: Air Liquide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *