Primeiros trens a hidrogênio da França estão a caminho

A operadora francesa de trens SNCF oficializou junto ao construtor ferroviário Alstom, neste 8 de abril, a primeira encomenda do país de trens bimodais hidrogênio-eletricidade. Eles se destinam às regiões de Auvergne-Rhône-Alpes, Bourgogne-Franche-Comté, Grand Est e Occitanie.
Ao todo, serão 12 trens, três para cada região, totalizando o valor total de cerca de 190 milhões de euros. Cada composição terá quatro vagões, capacidade de até 218 passageiros sentados e poderá alcançar a velocidade máxima de 160 km/h com uma autonomia de 400 a 600 km. Os trens deverão começar a circular em 2023.
Segundo a empresa Alstom, o novo modelo oferece o mesmo conforto que a versão eletricidade-diesel. Esses trens bimodais são capazes de circular em tração elétrica e em modo hidrogênio. Eles misturam o hidrogênio embarcado e o oxigênio presente no ambiente graças a uma bateria de combustível instalada no teto que produz a eletricidade necessária para a tração da composição. A única emissão é a de vapor d’água.
O setor de hidrogênio da França recebe apoio do governo por meio de um plano no valor de 7,2 bilhões de euros, lançado em setembro de 2020.

Fonte: Le Monde, Boursorama, Le Point

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *