Por Pascale Pfann
Com tantas tecnologias novas e invenções de última geração, estava na hora de encontrar uma solução para controlar os incêndios que vêm destruindo centenas de milhares de hectares, em várias regiões do planeta. Uma empresa francesa afirma que já tem como ajudar os bombeiros a conter as chamas em áreas ameaçadas: transformando antigos aviões comerciais em lançadores de água.
70 toneladas de água em 20 segundos
A startup francesa Kepplair Evolution, localizada em Toulouse, está pronta para transformar um Airbus A330 em bombardeiro de água. Com um consórcio de empresas da região da Occitanie (região que abrange o sudoeste e sudeste da França) e após ter testado o sistema em toda sua linha, no Instituto de Mecânica de Fluidos, o projeto está pronto para sair do papel. Com a adaptação da aeronave de passageiros em avião-cisterna, é possível despejar 70 toneladas de água em 20 segundos. “Essa façanha só é possível com um 747 ou um DC-10 adaptado”, diz à televisão francesa David Joubert, o presidente da empresa.
Segundo Joubert, já é possível iniciar em setembro os trabalhos de combate ao fogo, basta encontrar financiamento. “O nosso objetivo é estarmos prontos para os Jogos Olímpicos de 2024”, completa ele. Os J.O de 2024 acontecerão em um período do ano em que é comum haver incêndios florestais, na França.
Patenteado como Kios, o projeto começou há 10 anos com um A310. As autoridades francesas e europeias se mostraram interessadas, mas, até agora, não houve nenhuma proposta real de aporte de verba.Apesar das vantagens, tornou-se caro, segundo o diretor da empresa. Agora, ele diz que a situação está mais favorável: “Como vários A330 estão à venda, devido à Covid-19 e à renovação das aeronaves pelas companhias áreas. Além disso, o A330 oferece maior capacidade”, acrescenta.
No Brasil, cidades agrícolas de Goiás criaram brigadas aéreas para combater os incêndios na área rural. Eles são compostos dos mesmos aviões usados para pulverizar as lavouras, mas, desta vez, os tanques são carregados com 700 litros de água. Veja na reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, na TV Globo, aqui.
Fonte: France 3, Kepplair evolution, Jornal Nacional
Foto de capa ilustrativa de um avião comercial transformado em avião-cisterna para combater aos incêndios florestais. De Kepplair Evolution.
Não perca a nossa newsletter. Assine👇
1 comentário