Da Redação do Fact Mundi
Na Alemanha, o sistema de venda de certas bebidas por consignação nunca deixou de existir. Por exemplo, 85% das cervejas e 60% das entregas de água são feitas por meio de garrafas retornáveis.
Cada garrafa lavada representa 75% de economia de energia e 30% de economia de água, comparativamente a uma garrafa nova fabricada. A reutilização também possibilita reduzir em 79% as emissões de gases de efeito estufa em relação à reciclagem. Isso porque é preciso uma temperatura de 1.500°C para fabricar o vidro a partir dos resíduos e isso gera CO2. A lavagem é mais econômica: pode ser feita em apenas 80°C.
A reutilização das garrafas está trazendo benefícios até para um dono de uma cervejaria artesanal da região metropolitana de Lille, no norte da França. Além de envasar 15% de sua produção com garrafas retornáveis, ele cede o espaço para outras empresas que estão na cadeia de consignação. Todo o sistema é submetido a regras rigorosas: o rótulo deve ser solúvel em água, a garrafa sempre passa por uma verificação antes de reuso para certificar que não está trincada ou com algum defeito que possa significar um risco para o consumidor.
Fonte: Le Fourgon, France 3
1 comentário