Clima ameaça a peônia, adorada por franceses

A peônia é uma das flores mais populares na França. E mais delicada, também. Agora, com as temperaturas cada vez mais elevadas por causa do aquecimento global, estão com a produção impactada, principalmente no sul do país europeu.

Da Redação do Fact Mundi

Este ano, a colheita da peônia começou algumas semanas mais cedo. Os produtores não escondem a preocupação com o clima mais quente e temem por suas culturas, nos próximos anos. “Não houve indução floral para que a flor se desenvolvesse. Nesta variedade, teremos 30% a menos, outras variedades terão 80% ou 90% a menos”, lamenta o produtor Julien Fernandez, à emissora francesa Francetvinfo.


Leia também: A tradição do lírio-do-vale é ruim para o planeta?


“Uma rosa sem espinhos”, a preferida dos franceses. Foto: Canva
ATRAI SORTE, AMOR E PROSPERIDADE

Esta flor colorida, sinônimo de primavera, encanta os clientes. A peônia é vendida em botões para que a flor possa desabrochar em casa. Para os europeus, a planta é considerada uma “rosa sem espinhos”. As espécies são de sol pleno e florescem entre abril e junho. Suas folhas costumam ser compostas e suas flores grandes, coloridas e levemente perfumadas.

Elas possuem diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções, principalmente na China, onde são importantes plantas ornamentais, inclusive sendo consideradas um símbolo nacional.  Conforme o Feng Shui, ter peônias em casa atrai boa sorte, amor e prosperidade. Além disso, as espécies também são amplamente conhecidas por suas propriedades medicinais, utilizadas há anos para tratamento de epilepsia e problemas de vesícula.

Foto de capa: Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *