Energia eólica de segunda mão: um novo sopro de vida

Na França, a energia eólica vai de vento em popa! Agora, aerogeradores da velha guarda, mas que ainda funcionam, ganham uma segunda vida em novo parque eólico. Até marketplace existe para aerogeradores usados.

De Pascale Pfann

Um parque eólico é projetado para produzir eletricidade descarbonizada por um período de 20 a 30 anos. À medida que muitos deles começam a envelhecer, os projetos de “repowering” tornam-se cada vez mais populares. Repowering é a reposição de parte ou de todos os aerogeradores visando a estender a vida útil do parque eólico ou a aumentar sua potência. Ao manter as estruturas existentes, o repowering elimina a necessidade de construir um parque eólico completamente novo. Além disso, as atualizações tecnológicas nas turbinas geralmente as tornam mais eficientes de modo geral.

MARKETPLACE PARA PARQUES EÓLICOS

Existem três possibilidades para os equipamentos que serão substituídos. Primeira opção: os aerogeradores ainda funcionais podem ser vendidos e reutilizados para ganhar uma segunda vida em outro parque. Digamos que é um mercado de segunda mão. Segunda opção: se não forem vendidos, podem ser desmontados e transformados em peças de reposição. Alguns componentes podem, de fato, ser ainda totalmente reutilizáveis. Terceira opção: para os componentes que não podem ser nem vendidos nem reutilizados, existe a reciclagem. Mais de 90% do peso total de uma eólica pode ser reciclado.

Website oferece vários modelos usados para parques eólicos. A descrição traz fotos e ficha técnica, indicando país de origem, a potência, entre outras informações. Os principais compradores desses aerogeradores usados são os países do leste europeu e do norte da África. Foto/Reprodução do site

Há cerca de 15 anos, um aerogerador novo custava aproximadamente 2 milhões de euros. Hoje, recondicionado e com garantias, vale entre 600 e 800 mil euros. Para alguns países, outra vantagem desses modelos antigos é que, por serem mais baixos que os novos, atendem às exigências legais específicas.


Leia também: O Eólico Offshore de Utsira Nord, na Noruega


A França tem, hoje, cerca de 10 mil aerogeradores em todo o seu território, instalados, em sua maioria, no início dos anos 2000. Até o ano 2030, calcula-se que cerca de 500 aerogeradores serão desmontados, a cada ano, no país.

Destino dos aerogeradores após o “repowering”

Vídeo explica o destino dos aerogeradores, inteiros ou desmontados. (Tradução automática disponível)

REPOWERING, O QUE É?

Nada mais é do que substituir os antigos geradores por novos, mais potentes, que conseguem gerar mais eletricidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *