ESTÁ ENTRANDO AREIA NA SUSTENTABILIDADE: SOLUÇÕES PARA EVITAR UMA CRISE MUNDIAL

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alerta para a extração descontrolada da areia e do cascalho, no mundo todo, e sugere que tais recursos naturais sejam considerados estratégicos. Tal classificação poderia evitar uma crise mundial.

Segundo relatório publicado esta semana pelo PNUMA, a areia é o material sólido mais usado em todo o mundo: são 50 bilhões de toneladas por ano. Afinal, a areia não só desempenha um papel estratégico na prestação de serviços ecossistêmicos como também na infraestrutura do desenvolvimento econômico e mantém a biodiversidade. O problema é que seu uso é feito de modo descontrolado, tanto pelos setores público quanto privado.

HÁ SOLUÇÕES

Os técnicos do PNUMA apontam algumas propostas para frear a extração descontrolada desses recursos naturais e reduzir os danos aos rios, praias e ecossistemas marinhos que oferecem riscos para trabalhadores e comunidades.

Entre algumas das sugestões, estão:

💡 Reduzir o seu uso excessivo na construção e nos projetos de design. É possível usar com maior eficiência derivados por meio de alterações na infraestrutura e nos designs de construções para que a areia e o cascalho sejam utilizados em menor quantidade.

💡 Usar materiais reciclados e alternativos à areia na construção civil.

💡 Reduzir seus impactos por meio da implementação de padrões e de práticas que respeitem o meio ambiente e outros setores relacionados.

Existem soluções alternativas e sustentáveis para uso na construção civil. Photo de Aleksandar Pasaric em Pexels

É importante a participação de organizações internacionais, governos nacionais, empresas privadas e grupos da sociedade civil no uso correto da areia. Todos atuantes em várias frentes, que são:

👁‍🗨 os países devem estabelecer uma política nacional, uma legislação e uma regulação para a extração e o uso da areia. Os países que já possuírem regras claras, devem reforçá-las e verificar que sejam cumpridas.

👁‍🗨 investir na mensuração da produção e do consumo de areia por meio do monitoramento e planejamento. Atualmente, falta informação adequada sobre a produção de areia nos processos geológicos e hidrológicos. É preciso haver um monitoramento estratégico e um planejamento desse recurso em âmbito global.

👁‍🗨 criar um diálogo entre todos os envolvidos na questão, sejam membros da comunidade internacional, governos, indústrias, mídia, ONGs e pesquisadores. A partir disso, desenvolver políticas construtivas e ações efetivas para uma mudança real.

Cover photo by Jonatas Domingos on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *