EUA se Preparam para Calor Escaldante

HeatRisk: Previsões para Mitigar a Ameação do Calor

Da Redação do Fact Mundi

Uma nova ferramenta anunciada pelo governo dos Estados Unidos pode ajudar as pessoas a prever o calor potencialmente perigoso com até uma semana de antecedência e implementar estratégias para mitigá-lo.

Previsões Escaldantes

O Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) uniram forças para criar o novo sistema nacional experimental de previsão de calor, conhecido como HeatRisk. O painel interativo permite que os usuários insiram seu código postal para saber quais são as ameaças de calor para a semana seguinte, indicadas por cores diferentes, dependendo do nível de risco.

No nível mais baixo, as áreas verdes representam pouco ou nenhum risco, enquanto o magenta marca a maior ameaça, indicando “um nível raro de calor” que pode durar dias. Com cada código de cor, o índice oferece conselhos para cidades e indivíduos responderem ao calor, como cancelar atividades ao ar livre ou reduzir o tempo ao sol, com recomendações adicionais para pessoas mais vulneráveis, incluindo mulheres grávidas, crianças com asma e pessoas com condições cardíacas subjacentes.

Tecnologia e Colaboração

A ferramenta usa contexto histórico para determinar os níveis incomuns de calor nos EUA. Suas previsões levam em consideração temperatura e umidade, que podem aumentar o estresse térmico ao reduzir a capacidade de uma pessoa de se resfriar suando. Em 2013, um protótipo do HeatRisk foi testado na Califórnia por escolas, que ainda o utilizam para planejar atividades ao ar livre, segundo a emissora norte-americana NPR.

Bem-vindo ao site da ferramenta experimental HeatRisk do Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA para os Estados Unidos contíguos, onde as previsões do NWS são combinadas com os dados de calor e saúde do CDC para identificar calor potencialmente perigoso. (Crédito da imagem: NOAA)

Leia também: Nuvem de Areia Encobre a França


Expansão Global

Em 16 de abril, a NOAA anunciou as 14 comunidades dos EUA que mapeará para o oitavo ano da iniciativa, incluindo Charlotte, Carolina do Norte, e o Condado de Pierce, Washington—juntamente com quatro projetos internacionais no México, Bangladesh, Quênia e Brasil. Em cada comunidade, cidadãos cientistas ajudarão a reunir dados usando sensores de calor em seus carros para registrar a temperatura, umidade, hora e localização dos voluntários a cada segundo, de acordo com a NOAA.

Fonte: NPR; Inside Climate News

Foto de capa: Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *