A festa do Oscar de 2021 teve de se adaptar às restrições sanitárias por causa da pandemia da Covid-19, mas ainda assim foi de brilho. Astros e estrelas marcaram presença com trajes adaptados à situação. Pouco se falou em preservação do meio ambiente ou em redução das emissões de gases de efeito estufa.
O momento seria ideal, afinal, o evento aconteceu dois dias após o fim do encontro dos líderes mundiais, na Cúpula do Clima, que discutiu essa urgência climática planetária. Vale lembrar que a indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, responsável por 8% de todo o impacto climático, superada apenas pelo setor do petróleo. Só ela emite mais do que o total de todos os voos internacionais e do transporte marítimo, juntos.
ESTILISTAS ENGAJADOS
A festa de premiação do Oscar é famosa pelo glamour e pela exuberância exibida por atrizes, atores e profissionais da indústria cinematográfica. Um dos pontos altos da festa é quando cada um passa pelo tapete vermelho e é alvo de fotógrafos, cinematógrafos e tietes. O evento é, sem dúvida, uma vitrine em tamanho gigante para estilistas que aí ganham fama ou a perpetuam.
Nos últimos dois anos, principalmente, o verde também desfila pelo tapete vermelho. Na edição de 2020, as criações de Louis Vuitton seguiram os rígidos padrões de sustentabilidade da marca Red Carpet Green Dress. A RCGD é uma organização global, liderada por mulheres e fundada pela defensora do meio ambiente Suzi Amis Cameron, mulher do diretor de cinema James Cameron.
A atriz francesa Léa Seydoux vestiu um modelo Vuitton feito com um tecido de seda orgânico da marca TENCEL. Já a atriz britânica Florence Pugh, também usou um vestido do estilista Nicolas Ghesquière, da Louis Vuitton, de cetim de seda, da mesma marca. Margot Robbie preferiu um Chanel vintage. A atriz disse que fez esse opção “não só para reafirmar o valor da grife Chanel como também porque tem consciência de que o planeta vive uma crise climática”.
“Minhas criações são atemporais e podem ser usadas em várias ocasiões.” Giorgio Armani
ARMANI SUSTENTÁVEL
Em entrevista ao site WWD, o estilista Giorgio Armani disse que veio mais limitado, neste ano, não só porque recebeu menos encomendas, mas também porque está adotando uma abordagem sustentável, fazendo mais com menos, até fora do tapete vermelho. Armani disse que está reutilizando estilos para não desperdiçar recursos nem trabalho. “Minhas criações são atemporais e podem ser usadas em várias ocasiões.”
Por Pascale Pfann
Atualizado em 26/04/2021