Uma abordagem satírica da obsessão por combustíveis fósseis
De Pascale Pfann
A atriz Olivia Colman é a mais nova estrela do filmete (ver abaixo) da Make My Money Matter (Faça Meu Dinheiro Valer a Pena), uma campanha para pedir o fim do financiamento da extração da energia fóssil.
Nesse spot de pouco mais de um minuto, Olivia Colman se transforma em “Oblivia Coalmine” (uma brincadeira com o nome dela, pois “coalmine” significa mina de carvão). Num cenário escuro e com música de suspense ao fundo, vestida de látex preto, ela agradece aos beneficiários dos fundos de pensão britânicos por contribuírem com bilhões de libras esterlinas para a extração de gás e petróleo. “O dinheiro de suas pensões nos ajudou mais do que nunca a cavar, perfurar e destruir o planeta”, ela agradece olhando sorridente para a câmera, e acrescenta: “Conseguimos até construir alguns aerogeradores para deixar felizes Greta e seus amiguinhos.”
A “propaganda” termina convidando o público a visitar o site do Make My Money Matter junto com a mensagem: “Os fundos de pensão investem bilhões em empresas de petróleo e gás. Isso significa que o seu dinheiro alimenta a crise climática.”
A campanha foi idealizada por Richard Curtis, roteirista de filmes de sucesso como “4 casamentos e um funeral” e “O Diário de Bridget Jones”, entre outros. Para a atriz, essa é uma campanha importante para conscientizar as pessoas sobre onde investir para proteger o planeta.
A WWWW também faz um alerta sobre o financiamento do desmatamento pelos fundos de pensão britânicos. No site do movimento, a líder indígena brasileira Sônia Guajajara é usada como modelo de incentivo para salvar as florestas.
Foto de capa de Samarth Vidhu