Se você não vai ao jardim, o jardim vai até você! Um grupo de empresas de paisagismo da França oferece a experiência de jardinagem às escolas para que alunos sintam o gostinho de tocar a terra, plantar e regar.
Pela Redação do Fact Mundi
Jardinagem na prática
O jardim móvel, criado pela Union nationale des entreprises du paysage (Unep) de Bourgogne-Franche-Comté, no leste da França, se desloca sobre um pequeno caminhão. A rota inclui várias escolas dos arredores, e o objetivo é aumentar a conscientização ambiental desde pequeno, de forma didática, pedagógica, onde as crianças são as protagonistas do jardim.
O caminhão se instala no pátio e os alunos podem, então, experimentar à vontade: semear, regar, observar a circulação da água no solo, no asfalto…
Asfalto não é terra
Os idealizadores do projeto também fazem questão de mostrar àos alunos que usar materiais naturais permitem o aumento da biodiversidade. “Por exemplo, cobrir o solo com cascas de árvore ou semente de cacau favorece a biodiversidade, além de permitir que as plantas se desenvolvam melhor. O melhor é que tudo é 100% reciclável, pois são apenas matérias orgânicas”, afirma Sébastien Marilly, da UNEP. “Ao contrário do concreto, que também está sob o jardim móvel. De fato, quando estamos em um piso de concreto, observamos o aumento nas temperaturas, problemas de porosidade e até mesmo solos completamente impermeáveis. Assim, até as crianças compreendem facilmente a necessidade de se usar plantas”, constanta o técnico.
Uma árvore, uma esperança
Sempre que o caminhão passa por uma escola, ele leva uma árvore para ser plantada no local. “Sempre deixaremos uma árvore para dizer, aqui, passamos e trouxemos a mensagem para as crianças sobre a vegetação de nossos espaços urbanos”, acrescenta Sébastien. “E talvez as crianças vejam essa árvore crescer, espero que sim.” Ao final do dia, cada aluno leva para casa um vasinho, uma pequena lembrança da experiência de jardinagem, para cultivar e fazer crescer.
Foto de capa: Canva