Fatos da semana
No início da semana, um homem foi hospitalizado com queimaduras gravíssimas, depois que o carro elétrico em que estava pegou fogo, no sul da França. As chamas lamberam o veículo quase que instantaneamente. Causa: a bateria. Desespero para os bombeiros. Não só as baterias dos carros, mas também de bicicletas e patinetes elétricos. Além de serem menos duráveis, queimam facilmente com o calor, após um choque ou até espontaneamente. Outro desafio: a reciclagem desse tipo de bateria. A França já conta com dois centros de reciclagem, ambos classificados como área de risco elevadíssimo. Ainda assim, as vendas de bikes elétricas no país dispararam. 390 mil unidades vendidas na França, em 2020, e previsão de chegar a 1 milhão, a partir de 2025. O fenômeno também é efeito dos subsídios dados pelo governo francês não só às bikes, mas também à aquisição de um carro elétrico. Na transição energética, ainda há muito caminho pela frente. No início de 2021, a Hyundai fez um recall global de 82 mil carros elétricos em um custo total avaliado em US$ 900 milhões. Há várias soluções à vista. Entre elas, a bateria orgânica. |
O Fact Mundi conversou com eles
O que mais foi fato
“Mont RecycleMore”, escultura de lixo eletrônico via @thoughtbox_edA escultura “Mont RecycleMore”, dos artistas plásticos Joe Rush e Alex Wreckage, é um alerta para o excesso de lixo eletrônico no mundo. Inspira-se nos quatro rostos de presidentes…Leia mais…
“Nós reconhecemos o nosso dever de preservar o planeta para as gerações futuras”Os países-membros do G7 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Canadá), que se reuniram de 11 a 13 de junho em Cornewall…Leia mais…
No mapa de maior risco dos países do G7 e dos BRICS, Brasil está em 1º lugar. Pandemia do coronavírus, mudanças climáticas, incêndios florestais, aumento da desigualdade, ciberataques: esses são os maiores riscos para os países-membros do G7 e dos BRICS, na visão dos…Leia mais…
Pelo Mundo
- O turismo crescente na Antártica deve ser regulado para não prejudicar o meio ambiente. Esse e outros temas estão na reunião sobre o Tratado da Antártica, em Paris, até 24 de junho. Além do turismo, estão no centro dos debates: a fragilidade da região diante das pressões humanas como a pesquisa científica e logística, a pesca, principalmente. La réunion consultative du Traité sur l’Antarctique à Paris : priorité à l’environnement (theconversation.com)
- Novo processo ambiental ameaça parar construção da “Gigafactory”, fábrica da Tesla em Berlim. A fábrica deve produzir centenas de milhares de carros elétricos no país de origem do motor de combustão, sacudindo a indústria automobilística na Alemanha e na Europa e acelerando o desenvolvimento regional e a mudança para a mobilidade elétrica. A construção está avançando rapidamente, embora o projeto ainda não tenha recebido a autorização final das autoridades. New environmental lawsuit threatens Tesla Berlin factory with construction stop | Clean Energy Wire
- A montadora Audi interromperá o lançamento de novos modelos de motor a combustão ou híbridos em 2026 para se concentrar exclusivamente em carros puramente elétricos a bateria, relata Max Hägler em Süddeutsche ZeitungCinco ministros franceses processados por inação climática. Desta vez, não é mais o governo que é o alvo, mas os próprios ministros. A ação é movida por um grupo de ativistas ambientais. Cinq ministres français poursuivis pour inaction climatique (reporterre.net)
- Uma longa história e um dilema: Qual é o valor de uma mina versus o de uma planta? A extração de uma matéria-prima crucial para mitigar as mudanças climáticas poderá destruir uma espécie vegetal única, no Estado de Nevada, nos EUA. Ética, natureza, ambição, devoção e divesidade. The Lithium Mine Versus the Wildflower | WIRED
Não perca a nossa newsletter. Assine👇