O dia em que os Emirados Árabes Unidos fizeram chover

Da Redação do Fact Mundi

No verão de Dubai, que registra facilmente temperaturas entre os 40º C e os 50º C, as autoridades decidiram criar chuva artificial para refrescar a população. Um projeto que existe há vários anos em parceria com a British University of Reading, entre outros colaboradores.

A técnica para estimular artificialmente a chuva se chama de semeadura de nuvens e é simples: para criar chuva, um avião lança drones nas nuvens, que por sua vez liberam choques elétricos e causam a precipitação. A técnica já foi usada mais de 120 vezes, em Dubai, só este ano.

Nos Emirados Árabes Unidos, a precipitação costuma ser, em média, de 100mm de água por ano. Como a tecnologia que provoca a chuva não consegue controlar sua quantidade nem intensidade, existe uma certa preocupação, pois o solo não está preparado para enfrentar um aumento da água. A população também não está habituada com tantas precipitações, principalmente na hora de dirigir em tempo chuvoso e sem visibilidade.

Os Estados Unidos e a China já haviam desenvolvido outra técnica capaz de fazer chover: injetar pequenas quantidades de iodeto de prata nas nuvens com maior taxa de umidade, acelerando assim a condensação de partículas e a geração de precipitações.

Foto de capa: Archigeek/Flickr

Fonte: France Info e O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *