Por Pascale Pfann
Operadores de rede de transmissão alemã (TSO) estão se preparando para o eclipse solar parcial na quinta-feira, 10 de junho. Eles já se mobilizaram, mas estão confiantes de que serão capazes de equilibrar a menor geração das usinas solares fotovoltaicas.
O eclipse parcial ocorrerá entre 11h20 e 13h40 (6h20 e 8h40, horário de Brasília), durante o horário de pico (almoço) da geração de energia solar.
Como a Alemanha será afetada?
Como as usinas solares estão distribuídas por toda a Alemanha, nem todas serão igualmente afetadas pelo eclipse. Os TSOs disseram que esperam uma redução de 4,2 gigawatts (GW) enquanto o consumo de energia permanecerá o mesmo. Como grande parte da queda na geração pode ser prevista antecipadamente pelos que comercializam a energia solar, os operadores da rede de transmissão só precisam tomar medidas para cobrir cerca de 1 GW. Para isso, eles ofereceram energia adicional para reduzir ou aumentar o fornecimento, se necessário.
Durante o último e mais completo eclipse solar, em 2015, o efeito sobre a geração fotovoltaica na Alemanha foi maior: houve aproximadamente 17% menos produção de eletricidade solar. Em 2021, o impacto é menor, embora tenha havido um aumento nas instalações fotovoltaicas de cerca de 40 GW (2015) para 51 GW (2021) nos últimos seis anos, disse a operadora de rede TenneT.
O próximo eclipse solar parcial ocorrerá em 25 de outubro de 2022 e outro, maior, em 29 de março de 2025.
Fonte: Clean Energy Wire/ “Creative Commons Attribution 4.0 International Licence (CC BY 4.0)”
Foto de capa: Kevin Baird/Flickr