O Resgate dos Trens Noturnos na Europa

10/12/2023

Por Pascale Pfann

O charme de dormir em um país e acordar em outro com o gostinho de ajudar reduzir a pegada ecológica: O trem noturno cai no gosto dos viajantes pela Europa. Muitos passageiros adotam esse modo de transporte antigo motivados não só pela necessidade de reduzir a pegada de CO2 em seus deslocamentos, mas também pelo prazer de desacelerar um pouco.

Neste domingo, 10 de dezembro, o serviço de trem noturno ligando a capital Paris à Aurillac, no centro da França, retomou suas operações (ver abaixo post do Ministério da Ecologia, Energia e Territórios da França no “X”, antigo Twitter,). O serviço inicialmente operará nos fins de semana e durante as férias escolares.

No dia seguinte, na segunda-feira, 11, será a volta do Paris-Berlim. Cumpre-se, assim, neste final de ano, a promessa feita em 2021 de relançar esse trajeto França-Alemanha. O percurso entre as capitais alemã e francesa havia sido suprimido em 2014. “O serviço será feito três vezes por semana até outubro de 2024, quando passará então a ser oferecido diariamente”, afirmou à Franceinfo Bernhard Rieder, porta-voz da empresa austríaca ÖBB, que opera o trajeto. O percurso inaugural fará Berlim-Paris, em um “Nightjet”, que é como a ÖBB chama seus “potentes” trens noturnos. O trajeto inverso está programado para a noite seguinte.

Há 2 anos, o governo francês manifestou a intenção de lançar vários trens noturnos extras entre 2026 e 2030: dezenas de linhas dentro da França e europeus, por exemplo, ligando Paris às capitais europeias como Madri, Roma, Copenhagen…

Foto ilustrativa do compartimento de um trem-couchette. Crédito foto: N509FZ

Na França, já existem as linhas que fazem o trajeto Paris-Nice e Paris-Viena. Até 1981, havia pelo menos 550 estações atendidas por um trem de noite. Mas a chegada do TGV, o trem de alta velocidade, e dos voos low-cost fez esse serviço cair vertiginosamente. Em 2020, só restavam duas linhas operadas pela empresa pública de trens da França, a SNCF.

Alguns modelos de trens oferecem compartimentos leito, couchette ou lugar para viajar sentado. O site RailEurope traz algumas informações que podem ser úteis na hora de decidir como viajar.

O coletivo “Oui au train de nuit” (Sim ao trem noturno) reúne “usuários e cidadãos mobilizados para a volta dos trens noturnos e por uma transição para uma mobilidade mais respeitosa do meio ambiente”. Seus integrantes voluntários programam ações em toda a França para pedir que o governo do país disponibilize mais trens noturnos.

A manifestação do coletivo “Sim ao Trem Noturno”, em Montpellier, cidade do sul da França.

A série de mobilizações teve início neste domingo 10, com uma manifestação organizada na cidade de Montpellier, no sul da França, que contou também com membros de outros movimentos como Greenpeace, Alternatiba ou Atterissons d’urgence. Eles reivindicam um percurso diário para destinos como a Alemanha.

MALHA FERROVIARIA NOTURNA NA EUROPA

Veja abaixo alguns trajetos noturnos em funcionamento na Europa. Os detalhes podem ser conferidos no site Trains de nuit européens | Interrail.eu.


Foto de capa: PxHere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *