Paris restringe veículos poluidores na área metropolitana

Da Redação do Fact Mundi

A partir de hoje, os veículos particulares mais antigos classificados Crit’Air 4 (motores a diesel ou gasolina) ou acima estão proibidos de circular na Grande Paris, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em dias feriados. Quem infringir a lei estará sujeito a uma multa de 68 euros, mas, por enquanto, as autoridades irão apenas dar um alerta.

Área abrangida pela nova medida. Métropole du Grand Paris

A medida diz respeito aos veículos particulares (carros ou duas rodas) e utilitários leves a diesel, registrados antes de dezembro de 2005 e a gasolina, registrados antes de 12/1996. Para os veículos de carga pesada e ônibus, a medida vale para todos os dias, no mesmo horário.

Exceções previstas:

  • portadores da carteira “mobilidade inclusão” para deficientes;
  • veículos de socorro;
  • veículos de mudanças;
  • eventos culturais ou filmagens;
  • profissionais afetados pela crise sanitária portando um atestado.

ZFEs

A área atingida pela medida faz parte de uma ZFE (Zone à faibles émissions), Zona de Baixas Emissões, da Grande Paris. A ZFE destina-se a proteger a população nas zonas densas mais poluídas. Já adotadas por 247 cidades ou metrópoles europeias, é um sistema reconhecido por sua eficácia na redução das emissões originadas do trânsito, uma das principais fontes de poluição nas cidades, segundo comunicado da Métropole du Grand Paris.

De acordo com dados da agência nacional de saúde pública da França, Santé Publique France, 6.600 pessoas morrem em decorrência da poluição atmosférica, a cada ano, na região metropolitana de Paris. A ZFE de Paris foi criada para tentar reduzir a poluição de partículas finas e de óxido de nitrogênio, ligada aos veículos poluentes. Segundo um estudo da Airparif, organismo que controla a qualidade do ar, a ZFE metropolitana de Paris consegue diminuir as emissões de óxido de nitrogênio em até 8% e de partículas finas, entre 4% a 6%.

Vídeo explicativo divulgado pela Métropole du Grand Paris

Foto de capa: Tangopaso/Wikimedia Commons

Fonte: FranceInfo, Métropole du Grand Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *