Uma inovação para armazenar o hidrogênio

Da redação do Fact Mundi

Pesquisadores do CNRS (Centre national de la recherche scientifique -France) que desenvolveram um método para armazenar hidrogênio em forma de disco são finalistas do Prémio do Inventor Europeu de 2023. A equipe multidisciplinar, composta por Patricia de Rango, Daniel Fruchart, Albin Chaise, Michel Jehan e Nataliya Skryabina, encontrou uma forma de preservar o hidrogênio numa forma sólida para facilitar o seu armazenamento e transporte.

O método revolucionário da equipe consiste em misturar hidreto de magnésio com aditivos metálicos e grafite para comprimir o hidrogênio em discos sólidos que podem ser facilmente armazenados em reservatórios especialmente concebidos para esse fim.”O sistema é muito seguro devido à baixa pressão utilizada”, afirmou Daniel Fruchart, um dos especialistas da equipe. “Posso colocar o disco diretamente sobre a mesa e não haverá reação com o ar.” O armazenamento e a liberação do hidrogênio exigirão, portanto, menos energia do que com outros métodos. É possível liberar o hidrogênio dos tanques a uma pressão relativamente baixa, de cerca de dois bares. Os discos são estáveis quando manuseados e não se inflamam quando expostos ao fogo. “Mais importante ainda, eles não sofrem perda de hidrogênio ao longo do tempo e podem ser armazenados por longos períodos, tornando o hidrogénio verde mais acessível no momento em que o mundo luta contra as alterações climáticas”, segundo informações do Instituto Europeu de Patentes. Note-se que o magnésio é reciclável, o que torna o hidreto mais sustentável.

O hidrogênio pode contribuir para a descarbonização do planeta 

Segundo a Global Hydrogen Review 2022, publicada pela Agência Internacional da Energia (AIE), a demanda por esse elemento foi de 94 milhões de toneladas em 2021 e representou cerca de 2,5 % do consumo mundial final de energia no mundo.

Os vencedores do Prêmio do inventor europeu 2023 serão anunciados durante uma cerimônia híbrida no dia 4 de julho de 2023 em Valência, Espanha. A cerimônia será transmitida ao vivo online e aberta ao público.  

Fonte: l’OEB

Foto de capa por PublicDomainPictures de Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *