Da redação do Fact Mundi
A piscina naturalmente purificada acaba de ser inaugurada em Haastrecht, cidade da província da Holanda do Sul, nos Países Baixos. É a segunda já instalada no país. A primeira foi em Stolwijk e deu resultados positivos.
Mas como funciona essa piscina naturalmente purificada?
O que purifica a água é o sistema que fica ao lado da piscina. Há uma espécie de grande tanque com irrigadores de água que lançam a água captada na piscina sobre uma camada de cascalho com 1m de profundidade. Impurezas e fios de cabelos ficam retidos na camada de cascalho. Um campo cheio de pulverizadores redondos emite um som de pulverização suave e calmante. “Acho que este é um lugar mágico”, diz alegre o idealizador do projeto, Peter van Schaik. “Todos os dias cerca de nove mil banheiras com água de piscina passam por aqui. A água desce pelo cascalho especial e volta para a piscina.”
O grande tanque também contém tufos de plantas, que ajudam na purificação da água. As plantas, que ainda são pequenas, proporcionam movimento na água. “Não me pergunte que plantas são. Só sei que elas dão energia à água”, acrescenta Van Schaik.
No telhado acima dos vestiários e das bilheterias, fica o sistema de aquecimento da água. Semiesferas pretas funcionam como coletores solares que aquecem a água. Só é necessário ligar o aquecedor da piscina quando não há sol. Mas só em ocasiões especiais, para não gastar muita energia.
Voluntários imprescindíveis
Mas o que realmente possibilitou o projeto sair do papel foi a participação da comunidade local. Peter Van Schaik diz que apenas a ajuda de custo de 200 mil euros não seria suficiente para realizar toda a obra. “Isso não teria sido possível sem voluntários”, completa. 70 pessoas da região participaram ativamente e sem restrições de idade, como atesta a cabeleira grisalha da maioria dos voluntários.
Um pré-banho
Antes de entrar na piscina é preciso tomar banho para eliminar qualquer impureza, creme ou substância que possa não passar pelo sistema de purificação natural. Essa medida é usada principalmente para a piscina de adultos, já que a destinada às crianças não tem sistema de filtração. “A água da piscina infantil vai direto para o esgoto”, afirma Van Schaik, explicando que não há como controlar o nível de assepsia das crianças. Mas isso não atrapalha em nada a afluência dos banhistas. A maioria aprovou: a água não irrita os olhos e é tão fresca quanto a que vem acrescida de cloro.
Foto de capa : https://www.vlisterbaden.nl/
Fonte : www.omroepwest.nl