Atenção, nesta terça-feira, 18/05: a IEA, International Energy Agency (Agência Internacional de Energia), lançará um dos relatórios mais importantes de sua história de quase 50 anos. É o Net Zero by 2050 : A roadmap for the global energy system (Zero líquido até 2050, um roteiro para o sistema de energia global, em tradução livre). O relatório mapeia um caminho detalhado e de baixo custo para reduzir a zero as emissões globais relacionadas à energia e dar tempo ao mundo de limitar o aquecimento global a 1,5˚ C até a metade do século 21.
O diretor-executivo da IEA, Fatih Birol, em post no LinkedIn, afirmou que não se pode perder mais oportunidades. “A recuperação econômica da profunda recessão induzida pela pandemia do ano passado vem sendo movida principalmente por combustíveis fósseis, principalmente o carvão, o que está levando as emissões globais a registrarem seu segundo maior aumento da História. A chance de ouro que a IEA instou os governos a aproveitarem em março de 2020 – a de tornar a recuperação econômica da crise da Covid-19 sustentável, canalizando estímulos e dinheiro de infraestrutura para a energia limpa – está desaparecendo rapidamente.”
Segundo a IEA, o roteiro indicará claramente o que é necessário para transformar a economia global dominada por combustíveis fósseis para uma movida essencialmente por energias renováveis, como a solar e a eólica. Mostrará como isso pode ser feito com sucesso – criando novas oportunidades enormes para trabalhadores, empresas e investidores – de forma segura – sem interromper o fornecimento de energia de que tantos de nós dependemos para nossas vidas diárias – e de forma justa – garantindo que as economias em desenvolvimento tenham o financiamento e as tecnologias de que precisam para realizar suas transições, levando energia limpa e acessível a todos os cidadãos.
Clique aqui para assistir ao evento ao vivo ou no vídeo a seguir…