Mas afinal, o que significa COP? A resposta vai além do simples acrônimo, pois representa um compromisso coletivo em prol do nosso planeta. A COP ou Conferência das Partes (Conference of the Parties), representa o encontro anual que reúne 198 países signatários do histórico acordo de 1992 da Convenção sobre as Mudanças Climáticas da ONU (veja quadro abaixo). A cada ano, é sediada em um país diferente.
A COP reúne dezenas de milhares de participantes incluindo líderes mundiais, delegações de países, representantes de negócios, a sociedade civil, comunidades locais e a mídia. Em pauta, as ambições e as ações climáticas.
As decisões tomadas durante as reuniões das COPs cobrem todas as áreas da agenda climática, tudo o que é crucial para moldar o futuro do nosso planeta. Eis algumas:
- a redução das emissões de CO2
- o fortalecimento da resiliência
- as finanças
- a inclusão social
As COPs levaram a acordos climáticos globais revolucionários, incluindo o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris.
A de 2023 é a 28a edição e acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A expectativa é que seja um marco crucial em meio aos desafios climáticos atuais.
CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (UNFCCC)
Tratado internacional estabelecido durante a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. O texto entrou em vigor em março de 1994.
Seu principal objetivo é abordar a mudança do clima em nível global e promover a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que evite interferências perigosas no sistema climático. A UNFCCC reconhece a mudança do clima como um problema comum que deve ser enfrentado cooperativamente pelos países, levando em consideração as diferentes responsabilidades e capacidades de cada Nação.
1. A Convenção estabelece princípios e compromissos gerais para lidar com as mudanças climáticas, incluindo: Responsabilidades Comuns, mas Diferenciadas: Reconhece que as responsabilidades para lidar com as mudanças climáticas são comuns a todos os países, mas diferenciadas com base em suas respectivas capacidades e históricos de emissões.
2. Princípio da Precaução: Destaca a necessidade de adotar medidas para evitar ou minimizar as causas das mudanças climáticas, mesmo na ausência de certeza científica absoluta.
3. Acesso Equitativo aos Recursos Naturais: Enfatiza a importância de garantir o acesso equitativo aos recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável.
É a UNFCCC que organiza as conferências anuais, as tais Conferências das Partes (COPs). Algumas das COPs mais conhecidas incluem a COP21, que resultou no Acordo de Paris em 2015, e a COP26 em 2021, realizada em Glasgow, Reino Unido.