04/08/2023
Da redação do Fact Mundi
Paris – As recentes chuvas fortes em Paris levaram à deterioração da qualidade da água do Sena. O cancelamento afetou a preparação para uma prova internacional prevista para este fim de semana. Segundo a Federação Francesa de Natação, em conjunto com a Federação Internacional de Esportes Aquáticos e as autoridades de saúde pública, a água está abaixo do aceitável para a saúde dos nadadores.
Apenas o treinamento foi cancelado. As provas da Copa do Mundo de natação estão mantidas, por enquanto. A decisão final dependerá da análise da água, realizada 24 horas antes de cada prova e da previsão do tempo.
Esta competição em águas abertas serve como teste e ensaio para nadadores e organizadores antes das Olimpíadas de Paris, em 2024.
Uma solução até 2024
As fortes chuvas em Paris podem causar degradação temporária da qualidade da água do Sena, devido à possibilidade de lançamento de esgoto no rio. Para fazer face a esse problema, os governos federais e municipal já começaram a construir a “bacia” de Austerlitz, um projeto de 80 milhões de euros. É um tanque de armazenamento de águas pluviais com dimensões de aproximadamente 50.000 metros cúbicos, que está em construção desde 2021 e deverá ser concluído antes do verão de 2024. A obra tem como objetivo reduzir o lançamento de água de esgoto no Sena durante os períodos chuvosos.
Os organizadores olímpicos também tomaram medidas para adiar os eventos de natação por dois a três dias em caso de chuva forte ou tempestade.
Photo couverture : Julien, Creative commons.